SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Ambivalência, solidariedade e educação: entre o indivíduo e o social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

FERREIRA, Liliana Soares. Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250006.  Epub 20-Fev-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250006.

Apresentam-se compreensões de discurso, tendo a dialética como aporte teórico-metodológico. Para tanto, desenvolveu-se percurso teórico-metodológico de modo sistemático, configurado em movimentos de idas e vindas, partindo de um suposto, elaborando sobre ele argumentos, para retomá-los, reiniciar o processo reiteradamente a fim de confirmá-los ou refutá-los, na medida em que foram submetidos ao confronto e à análise comparativa em relação às demais compreensões. Resultante desse percurso teórico-metodológico, este texto visa a apresentar as sistematizações elaboradas em seções que contêm a concepção de discurso, a diferenciação desta em relação às concepções estudadas e considerações sobre a proposição aplicada dessa concepção, considerando a experiência com dados discursivos produzidos no grupo de pesquisa para, em decorrência, sínteses que visam a lançar à frente os estudos sobre o tema.

Palavras-chave : discurso; análise discursiva dialética; pesquisa em educação; práxis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )