SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25AMBIVALENCE, SOLIDARITY AND EDUCATION: BETWEEN THE INDIVIDUAL AND THE SOCIALSCHOOLS IN MAPUCHE TERRITORY: INEQUALITIES IN THE CHILEAN CONTEXT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ALMEIDA, Marta Mateus de. Formação pedagógica e desenvolvimento profissional no ensino superior: perspetivas de docentes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250008.  Epub Feb 20, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250008.

O texto apresenta os resultados de um estudo em que se procurou perceber que práticas de desenvolvimento profissional são reconhecidas por docentes do ensino superior, em particular para a dimensão do ensino. Visou-se ainda compreender como esses atores percecionam a formação pedagógica. Inscrevendo-se em uma abordagem mista, com recurso à técnica de entrevista e de questionário, auscultaram-se académicos afiliados a três escolas superiores de educação da região de Lisboa e Vale do Tejo. Os resultados revelam uma tendência para processos de aprendizagem de cariz artesanal, sendo valorizado o autoestudo e a socialização. No entanto, verifica-se um reconhecimento da relevância da formação pedagógica, em especial para quem não detém formação qualificante para outros níveis de ensino, surgindo como crença perfilhada a ideia de que as aprendizagens pedagógicas adquiridas para outros contextos de educação e ensino podem ser transferidas para a atuação docente no nível do ensino superior.

Keywords : pedagogia do ensino superior; desenvolvimento profissional; formação pedagógica; ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )