SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25PEDAGOGICAL TRAINING AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT IN HIGHER EDUCATION: PROFESSOR PERSPECTIVESTeaching history (inter)lacing futures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ORTEGA, Katerin Elizabeth Arias; PENA-CORTES, Fernando; MILLAN, Segundo Quintriqueo  and  MANSILLA, Elías Alejandro Andrade. ESCOLAS EM TERRITÓRIO MAPUCHE: DESIGUALDADES NO CONTEXTO CHILENO. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250003.  Epub Feb 20, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250003.

O artigo apresenta um estudo exploratório sobre os resultados do teste de avaliação do Sistema de Medición de la Calidad de la Educación (Sistema de Mensuração da Qualidade da Educação), em compreensão de leitura, durante os anos de 2011 a 2015, em La Araucanía, Chile. Metodologicamente, são descritos os resultados obtidos por uma amostra de 22 escolas localizadas em comunidades Mapuches. Os resultados mostram que as escolas municipais rurais obtêm melhores resultados em comparação às escolas privadas subsidiadas, com uma diferença de 8 a 10 pontos. Isso é relevante, pois nas comunidades Mapuches há uma supremacia de escolas privadas subsidiadas, que sistematicamente obtêm pontuações baixas, o que continuaria perpetuando as desigualdades sociais e educacionais no território entre Mapuches e não Mapuches.

Keywords : resultados do Sistema de Medición de la Calidad de la Educación; escolas municipais e privadas subsidiadas; educação rural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )