SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25SCHOOLS IN MAPUCHE TERRITORY: INEQUALITIES IN THE CHILEAN CONTEXTPROFESSIONAL IDENTITY IMAGES OF FUTURE TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PEREIRA, Nilton Mullet; GIL, Carmem Zeli de Vargas; SEFFNER, Fernando  and  PACIEVITCH, Caroline. Ensinar história [entre]laçando futuros. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250002.  Epub Feb 20, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250002.

O artigo analisa escritos em disciplinas de introdução à prática e estágio em um curso de licenciatura em história, em uma problematização do tempo e da temporalidade. Parte da premissa de que as questões urgentes do presente são condutoras da aprendizagem em história. Tal estratégia, decorrente da produção de planejamentos e de diários dos licenciandos, sustenta-se no tempo futuro como abertura ética da aula de história em sua relação com o mundo. Nesse sentido, foi fundamental o pensamento de Pagès como possibilidade para o planejamento de aulas de história, pautadas nas urgências do presente e de um passado que não passa e que, por isso mesmo, insiste e subsiste na forma de um acontecimento que distribui seus efeitos em um tempo não cronológico e não estabilizado.

Keywords : ensino de história; planejamento de aulas de história; tempo presente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )