SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Escuelas en Territorio Mapuche: desigualdades en el contexto chilenoIMÁGENES DE IDENTIDAD PROFESIONAL DE FUTUROS PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PEREIRA, Nilton Mullet; GIL, Carmem Zeli de Vargas; SEFFNER, Fernando  y  PACIEVITCH, Caroline. Ensinar história [entre]laçando futuros. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250002.  Epub 20-Feb-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250002.

O artigo analisa escritos em disciplinas de introdução à prática e estágio em um curso de licenciatura em história, em uma problematização do tempo e da temporalidade. Parte da premissa de que as questões urgentes do presente são condutoras da aprendizagem em história. Tal estratégia, decorrente da produção de planejamentos e de diários dos licenciandos, sustenta-se no tempo futuro como abertura ética da aula de história em sua relação com o mundo. Nesse sentido, foi fundamental o pensamento de Pagès como possibilidade para o planejamento de aulas de história, pautadas nas urgências do presente e de um passado que não passa e que, por isso mesmo, insiste e subsiste na forma de um acontecimento que distribui seus efeitos em um tempo não cronológico e não estabilizado.

Palabras clave : ensino de história; planejamento de aulas de história; tempo presente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )