SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Teaching history (inter)lacing futuresTEACHERS IN DICTATORSHIP AND DEMOCRACY: BIOGRAPHICAL PERSPECTIVE OF TEACHERS AT THE END OF A PROFESSIONAL CAREER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

RODRIGUES, Filomena Alves  and  MOGARRO, Maria João. Imagens de identidade profissional de futuros professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250004.  Epub Feb 20, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250004.

Neste artigo problematiza-se a identidade profissional dos professores, com base na análise das reflexões finais de quatro mestrandos da Universidade de Lisboa, procurando-se compreender as concepções de identidade profissional desses futuros professores de ciências do ensino secundário. Nesta análise utiliza-se uma metodologia qualitativa centrada em uma perspectiva narrativa. Em suas reflexões, esses futuros professores referem a importância das aprendizagens que realizaram no âmbito da prática de ensino supervisionada e o seu contributo para o desenvolvimento profissional. Essas narrativas, escritas em primeira pessoa, expressam as percepções dos mestrandos sobre a própria evolução ao longo do processo de formação inicial e evidenciam suas identidades profissionais no final desse ciclo de formação. Essa evolução decorre de suas experiências letivas e não letivas e revela diferentes graus de consolidação das suas identidades profissionais.

Keywords : formação inicial de professores; ensino superior; identidade profissional; prática de ensino supervisionada; narrativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )