SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25ENSEÑAR HISTORIA (ENTRE)MEZCLANDO FUTUROSProfesores en dictadura y democracia: perspectiva biográfica de docentes en fin de carrera profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RODRIGUES, Filomena Alves  y  MOGARRO, Maria João. Imagens de identidade profissional de futuros professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250004.  Epub 20-Feb-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250004.

Neste artigo problematiza-se a identidade profissional dos professores, com base na análise das reflexões finais de quatro mestrandos da Universidade de Lisboa, procurando-se compreender as concepções de identidade profissional desses futuros professores de ciências do ensino secundário. Nesta análise utiliza-se uma metodologia qualitativa centrada em uma perspectiva narrativa. Em suas reflexões, esses futuros professores referem a importância das aprendizagens que realizaram no âmbito da prática de ensino supervisionada e o seu contributo para o desenvolvimento profissional. Essas narrativas, escritas em primeira pessoa, expressam as percepções dos mestrandos sobre a própria evolução ao longo do processo de formação inicial e evidenciam suas identidades profissionais no final desse ciclo de formação. Essa evolução decorre de suas experiências letivas e não letivas e revela diferentes graus de consolidação das suas identidades profissionais.

Palabras clave : formação inicial de professores; ensino superior; identidade profissional; prática de ensino supervisionada; narrativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )