SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Ensinar história [entre]laçando futurosPROFESSORES DE DITADURA E DEMOCRACIA: PERSPECTIVA BIOGRÁFICA DE PROFESSORES NO FINAL DE UMA CARREIRA PROFISSIONAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

RODRIGUES, Filomena Alves  e  MOGARRO, Maria João. Imagens de identidade profissional de futuros professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250004.  Epub 20-Fev-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250004.

Neste artigo problematiza-se a identidade profissional dos professores, com base na análise das reflexões finais de quatro mestrandos da Universidade de Lisboa, procurando-se compreender as concepções de identidade profissional desses futuros professores de ciências do ensino secundário. Nesta análise utiliza-se uma metodologia qualitativa centrada em uma perspectiva narrativa. Em suas reflexões, esses futuros professores referem a importância das aprendizagens que realizaram no âmbito da prática de ensino supervisionada e o seu contributo para o desenvolvimento profissional. Essas narrativas, escritas em primeira pessoa, expressam as percepções dos mestrandos sobre a própria evolução ao longo do processo de formação inicial e evidenciam suas identidades profissionais no final desse ciclo de formação. Essa evolução decorre de suas experiências letivas e não letivas e revela diferentes graus de consolidação das suas identidades profissionais.

Palavras-chave : formação inicial de professores; ensino superior; identidade profissional; prática de ensino supervisionada; narrativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )