Revista Brasileira de Educação
Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X
Abstract
ORELLANA-FERNANDEZ, Rosa; MERELLANO-NAVARRO, Eugenio; BERRIOS-VILLARROEL, Adolfo and ALMONACID-FIERRO, Alejandro. PROFESSORES DE DITADURA E DEMOCRACIA: PERSPECTIVA BIOGRÁFICA DE PROFESSORES NO FINAL DE UMA CARREIRA PROFISSIONAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250007. Epub Feb 20, 2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250007.
O objetivo deste artigo é analisar as trajetórias professionais de cinco professores em dois momentos importantes da história do Chile: a ditadura e o retorno à democracia. Contamos com o método biográfico para entender, pelas vozes dos protagonistas, suas experiências. Estes foram analisados de acordo com os preceitos da teoria fundamentada. Os resultados descrevem uma trajetória de carreira marcada pelo medo e desconfiança. Concluímos que os últimos anos de trabalho revelam desânimo com as mudanças educacionais que estruturam a perda de autonomia e colaboração. Os professores analisam com tristeza a busca permanente de resultados padronizados e experimentam um profundo desapontamento com o regime democrático instalado no final da ditadura de Pinochet. Assumimos que esses aspectos organizam a identidade do professor no final da carreira e esses aspectos também estimulam uma forma de sofrimento.
Keywords : professores; biografia; experiências profissionais; identidade docente.