SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25PROFESSIONAL IDENTITY IMAGES OF FUTURE TEACHERSDIGITAL TECHNOLOGIES, LETTERINGS AND DISCURSIVE GENRES IN DIFFERENT AREAS OF THE BNCC: REFLEXES IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY AND MIDDLE SCHOOLS AND IN THE FORMATION OF TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ORELLANA-FERNANDEZ, Rosa; MERELLANO-NAVARRO, Eugenio; BERRIOS-VILLARROEL, Adolfo  and  ALMONACID-FIERRO, Alejandro. PROFESSORES DE DITADURA E DEMOCRACIA: PERSPECTIVA BIOGRÁFICA DE PROFESSORES NO FINAL DE UMA CARREIRA PROFISSIONAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250007.  Epub Feb 20, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250007.

O objetivo deste artigo é analisar as trajetórias professionais de cinco professores em dois momentos importantes da história do Chile: a ditadura e o retorno à democracia. Contamos com o método biográfico para entender, pelas vozes dos protagonistas, suas experiências. Estes foram analisados ​​de acordo com os preceitos da teoria fundamentada. Os resultados descrevem uma trajetória de carreira marcada pelo medo e desconfiança. Concluímos que os últimos anos de trabalho revelam desânimo com as mudanças educacionais que estruturam a perda de autonomia e colaboração. Os professores analisam com tristeza a busca permanente de resultados padronizados e experimentam um profundo desapontamento com o regime democrático instalado no final da ditadura de Pinochet. Assumimos que esses aspectos organizam a identidade do professor no final da carreira e esses aspectos também estimulam uma forma de sofrimento.

Keywords : professores; biografia; experiências profissionais; identidade docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )