SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Imagens de identidade profissional de futuros professoresTecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ORELLANA-FERNANDEZ, Rosa; MERELLANO-NAVARRO, Eugenio; BERRIOS-VILLARROEL, Adolfo  e  ALMONACID-FIERRO, Alejandro. PROFESSORES DE DITADURA E DEMOCRACIA: PERSPECTIVA BIOGRÁFICA DE PROFESSORES NO FINAL DE UMA CARREIRA PROFISSIONAL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250007.  Epub 20-Fev-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250007.

O objetivo deste artigo é analisar as trajetórias professionais de cinco professores em dois momentos importantes da história do Chile: a ditadura e o retorno à democracia. Contamos com o método biográfico para entender, pelas vozes dos protagonistas, suas experiências. Estes foram analisados ​​de acordo com os preceitos da teoria fundamentada. Os resultados descrevem uma trajetória de carreira marcada pelo medo e desconfiança. Concluímos que os últimos anos de trabalho revelam desânimo com as mudanças educacionais que estruturam a perda de autonomia e colaboração. Os professores analisam com tristeza a busca permanente de resultados padronizados e experimentam um profundo desapontamento com o regime democrático instalado no final da ditadura de Pinochet. Assumimos que esses aspectos organizam a identidade do professor no final da carreira e esses aspectos também estimulam uma forma de sofrimento.

Palavras-chave : professores; biografia; experiências profissionais; identidade docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )