SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25DIGITAL TECHNOLOGIES, LETTERINGS AND DISCURSIVE GENRES IN DIFFERENT AREAS OF THE BNCC: REFLEXES IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY AND MIDDLE SCHOOLS AND IN THE FORMATION OF TEACHERSEVALUATION, KNOWLEDGE PRODUCTION AND TEACHER TRAINING AMONG ASSOCIATIONS AND RUPTURES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SAIZ-LINARES, Ángela  and  CEBALLOS-LOPEZ, Noelia. ANÁLISE MULTIFOCAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTERPRETAÇÕES DE ESTUDANTES E SUPERVISORES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250005.  Epub Feb 20, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250005.

Este artigo analisa a experiência de estágio do mestrado em ensino da Universidade de Cantábria (Espanha) sob a perspectiva de supervisores universitários e estudantes. Seu objetivo é colocar em diálogo as concepções de ambos os grupos e antecipar algumas diretrizes para melhoria. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, concretizada em um estudo de caso, no ano acadêmico de 2017-2018. A amostra foi composta por 12 participantes e as técnicas de coleta de informações incluíram entrevistas em profundidade e análise documental. Os resultados mostram concepções profissionalizantes do estágio para os estudantes frente a orientações mais formativas para os supervisores. Da mesma forma, diferentes estratégias mais reflexivas propostas pelos supervisores para favorecer práticas são analisadas. Além disso, são apresentadas algumas limitações do atual sistema de avaliação. Por fim, é discutida a necessidade de estabelecer práticas mais colaborativas entre o supervisor da universidade, o tutor da escola e os alunos.

Keywords : estágio; tutoria; reflexão; avaliação colaborativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )