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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SAIZ-LINARES, Ángela  y  CEBALLOS-LOPEZ, Noelia. ANÁLISE MULTIFOCAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTERPRETAÇÕES DE ESTUDANTES E SUPERVISORES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250005.  Epub 20-Feb-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250005.

Este artigo analisa a experiência de estágio do mestrado em ensino da Universidade de Cantábria (Espanha) sob a perspectiva de supervisores universitários e estudantes. Seu objetivo é colocar em diálogo as concepções de ambos os grupos e antecipar algumas diretrizes para melhoria. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, concretizada em um estudo de caso, no ano acadêmico de 2017-2018. A amostra foi composta por 12 participantes e as técnicas de coleta de informações incluíram entrevistas em profundidade e análise documental. Os resultados mostram concepções profissionalizantes do estágio para os estudantes frente a orientações mais formativas para os supervisores. Da mesma forma, diferentes estratégias mais reflexivas propostas pelos supervisores para favorecer práticas são analisadas. Além disso, são apresentadas algumas limitações do atual sistema de avaliação. Por fim, é discutida a necessidade de estabelecer práticas mais colaborativas entre o supervisor da universidade, o tutor da escola e os alunos.

Palabras clave : estágio; tutoria; reflexão; avaliação colaborativa.

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