SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25ANÁLISE MULTIFOCAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: INTERPRETAÇÕES DE ESTUDANTES E SUPERVISORESTeorias da democracia em John Dewey: exigências formativas da cooperação social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

TREVISAN, Amarildo Luiz; DIAS, Evandro Dotto  e  FERRAO, Iara da Silva. Avaliação, produção de conhecimento e formação de professores entre associações e rupturas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250012.  Epub 26-Mar-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250012.

O texto procura investigar a relação entre o sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a formação de professores no Brasil com base em uma filosofia da educação inspirada nas teorias de Habermas e Honneth. Interpreta o sistema de avaliação segundo a lógica que associa o binômio saber/poder de acordo com a produção de conhecimento do paradigma tecnológico moderno. Com isso, a ênfase recai sobre a competição por resultados, desconsiderando a imersão no processo colaborativo da produção. Acaba contribuindo assim para uma crescente instrumentalização do mundo da vida, na qual se ressalta o desenvolvimento do tecnicismo em todas as esferas da vida. A filosofia da educação contribui para indicar possíveis rupturas com esse modelo marcado pela demanda crescente, atrelada ao nexo produção-consumo, colaborando com a criação de uma sociedade democrática que acentua a responsabilidade em relação aos processos de construção da cidadania.

Palavras-chave : filosofia da educação; avaliação; formação de professores; saber; poder..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )