SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25EVALUACIÓN, PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTO Y FORMACIÓN DE PROFESORES ENTRE ASOCIACIONES Y RUPTURASLOS NIÑOS ANORMALES Y LAS PROPUESTAS DE EDUCACIÓN ESCOLAR EN LA PRENSA DE MINAS GERAIS (1930-1940) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

DALBOSCO, Claudio Almir  y  MENDONCA, Samuel. Teorias da democracia em John Dewey: exigências formativas da cooperação social. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250010.  Epub 28-Mar-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250010.

O ensaio debruça-se sobre as teorias da democracia de John Dewey, buscando retomar seu inerente aspecto formativo. Recorre, na primeira parte, à interpretação de Richard Bernstein, focando no vínculo que estabelece entre democracia e comunidade. Na segunda parte, inspirando-se no trabalho de Axel Honneth, problematiza a noção de comunidade proposta por Bernstein, reformulando com isso a teoria deweyana da democracia. Embora haja diferenças notáveis entre elas, destaca-se a noção de comunidade como seu núcleo estruturante. Por fim, na terceira parte, procura justificar em que termos o vínculo estreito entre democracia e comunidade depende da ideia de educação alicerçada na plasticidade da condição humana. Ou seja, mostra que o argumento epistemológico que sustenta a noção de comunidade científica de pesquisadores participantes precisa ser complementado pelo argumento antropológico-cultural que oferece a base para a noção de democracia como forma de vida.

Palabras clave : educação; democracia; comunidade; plasticidade humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )