SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Avaliação, produção de conhecimento e formação de professores entre associações e rupturasA criança anormal e as propostas de educação escolar na imprensa mineira (1930-1940) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

DALBOSCO, Claudio Almir  e  MENDONCA, Samuel. Teorias da democracia em John Dewey: exigências formativas da cooperação social. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250010.  Epub 28-Mar-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250010.

O ensaio debruça-se sobre as teorias da democracia de John Dewey, buscando retomar seu inerente aspecto formativo. Recorre, na primeira parte, à interpretação de Richard Bernstein, focando no vínculo que estabelece entre democracia e comunidade. Na segunda parte, inspirando-se no trabalho de Axel Honneth, problematiza a noção de comunidade proposta por Bernstein, reformulando com isso a teoria deweyana da democracia. Embora haja diferenças notáveis entre elas, destaca-se a noção de comunidade como seu núcleo estruturante. Por fim, na terceira parte, procura justificar em que termos o vínculo estreito entre democracia e comunidade depende da ideia de educação alicerçada na plasticidade da condição humana. Ou seja, mostra que o argumento epistemológico que sustenta a noção de comunidade científica de pesquisadores participantes precisa ser complementado pelo argumento antropológico-cultural que oferece a base para a noção de democracia como forma de vida.

Palavras-chave : educação; democracia; comunidade; plasticidade humana.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )