SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Democracy theories in John Dewey’s work: formative requirements of social cooperationEthics, autonomy and research in education: raising questions about Brazilian regulations on the conduct of researchers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ASSIS, Raquel Martins de; OLIVEIRA, Cristina Rodrigues de  and  LOURENCO, Erika. A criança anormal e as propostas de educação escolar na imprensa mineira (1930-1940). Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250011.  Epub Mar 29, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250011.

O artigo apresenta pesquisa sobre o conceito de criança anormal divulgado em um conjunto de artigos publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais, na década de 1930. Foram levantados artigos que expressam como a criança anormal era compreendida pelos contemporâneos daquela época. Da análise dos textos, emergiram duas categorias: classificação das crianças anormais, suas características e explicações causais da anormalidade; o papel da escola na educação das crianças anormais. Utilizamos contribuições da história conceitual de Koselleck, segundo a qual conceitos expressam aspectos da experiência e da dimensão teórica de sujeitos em contextos e tempos históricos específicos. A pesquisa demonstrou que a articulação desse conceito incluía concepções fundamentadas nos debates sobre ambiente e hereditariedade, nos saberes elaborados pela psicologia e na discussão sobre o papel da escola e a educação das novas gerações.

Keywords : educação especial; deficiência; história da psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )