SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25TEORÍAS DE DEMOCRACIA EN JOHN DEWEY: EXIGENCIAS FORMATIVAS DE LA COOPERACIÓN SOCIALÉTICA, AUTONOMÍA E INVESTIGACIÓN EN LA EDUCACIÓN: CUESTIONES SOBRE LA REGULACIÓN BRASILEÑA DE LA CONDUCTA DE LOS INVESTIGADORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ASSIS, Raquel Martins de; OLIVEIRA, Cristina Rodrigues de  y  LOURENCO, Erika. A criança anormal e as propostas de educação escolar na imprensa mineira (1930-1940). Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250011.  Epub 29-Mar-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250011.

O artigo apresenta pesquisa sobre o conceito de criança anormal divulgado em um conjunto de artigos publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais, na década de 1930. Foram levantados artigos que expressam como a criança anormal era compreendida pelos contemporâneos daquela época. Da análise dos textos, emergiram duas categorias: classificação das crianças anormais, suas características e explicações causais da anormalidade; o papel da escola na educação das crianças anormais. Utilizamos contribuições da história conceitual de Koselleck, segundo a qual conceitos expressam aspectos da experiência e da dimensão teórica de sujeitos em contextos e tempos históricos específicos. A pesquisa demonstrou que a articulação desse conceito incluía concepções fundamentadas nos debates sobre ambiente e hereditariedade, nos saberes elaborados pela psicologia e na discussão sobre o papel da escola e a educação das novas gerações.

Palabras clave : educação especial; deficiência; história da psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )