SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25LOS NIÑOS ANORMALES Y LAS PROPUESTAS DE EDUCACIÓN ESCOLAR EN LA PRENSA DE MINAS GERAIS (1930-1940)APRENDIZAJE DE CIENCIAS: UN ANÁLISIS DE INTERACCIONES DISCURSIVAS Y DIFERENTES DIMENSIONES TEMPORALES-ESPACIALES EN EL COTIDIANO DE LA SALA DE CLASE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SAVI NETO, Pedro; FARE, Mónica De La  y  SILVA, Débora Santos da. Ética, autonomia e pesquisa em educação: questionamentos à regulação brasileira da conduta dos pesquisadores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250013.  Epub 28-Mar-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250013.

O objetivo do presente artigo é de analisar a regulação da conduta da pesquisa em educação, como parte das ciências humanas e sociais, com base em três abordagens: uma análise crítica hermenêutica da normativa que regula a conduta dos pesquisadores das ciências humanas e sociais no Brasil, por meio da qual se busca mostrar a inadequação da regulamentação produzida pelo Conselho Nacional da Saúde; a contextualização internacional do caso brasileiro, também em matéria de regulação; e a introdução dos resultados de uma pesquisa exploratória que objetivou conhecer as opiniões de uma amostra de doutorandos de programas de pós-graduação em educação do Brasil, avaliados com conceito 6 ou 7 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior, sobre a ética na formação da pós-graduação stricto sensu e sua relação com a regulação.

Palabras clave : ética; pesquisa; regulação; educação; resolução CNS n. 510/2016.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )