SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Ethics, autonomy and research in education: raising questions about Brazilian regulations on the conduct of researchersThe accessibility and the inclusion in a Higher Education Federal Institution since the law no. 13.409 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SILVEIRA, Luiz Gustavo Franco  and  MUNFORD, Danusa. Aprendizagem de ciências: uma análise de interações discursivas e diferentes dimensões espaço-temporais no cotidiano da sala de aula. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250015.  Epub Mar 28, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250015.

Neste artigo analisamos a construção de oportunidades de aprendizagem de Ciências da Natureza em uma turma no início do ensino fundamental. ­Orientados pela etnografia em educação, acompanhamos o cotidiano desse grupo ao longo de três anos, construímos uma análise histórica das aulas de ciências e selecionamos um evento com maior potencialidade analítica. Exploramos interações discursivas nesse evento, caracterizando movimentos em que os participantes reconheciam, compartilhavam e/ou se desviavam de propostas de engajamento em práticas e uso de conhecimentos relacionados aos domínios conceitual, epistêmico e social da ciência. Os resultados indicam como os processos de aprendizagem se constituíram mediante de articulações entre tais movimentos e relações entre contextos provindos de diversos espaços-tempos com significados translocais. Discutimos potencialidades e desafios diante de diferentes contextos no cotidiano da sala de aula, bem como implicações para a noção de contextualização.

Keywords : aprendizagem de ciências; interações discursivas; relações intercontextuais; etnografia em educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )