SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25LA ACCESIBILIDAD Y LA INCLUSIÓN EN UNA INSTITUCIONE FEDERALE DE EDUCACIÓN SUPERIOR A PARTIR DE LA LEY N. 13.409Relaciones entre los juegos de papeles y el desarrollo psíquico de niños de 5-6 años índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

PEREIRA, Cleber Augusto; ARAUJO, Joaquim Filipe Ferraz Esteves  y  MACHADO-TAYLOR, Maria de Lourdes. Remendo novo em roupa velha? SINAES de maturidade ou de saturação do modelo de avaliação do ensino superior brasileiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250020.  Epub 28-Abr-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250020.

Estudo aplicado ao contexto da avaliação externa do ensino superior do Brasil. Foram discutidas as recentes reformas no contexto do modelo de avaliação brasileiro (2016-2018). O novo cenário é explicado com base no mapeamento conceitual com um diagrama visual, permitindo a visão sistêmica da aplicação dos novos indicadores de qualidade relativos aos estudantes e do novo modelo de recrutamento de avaliadores do ensino superior. Realizou-se uma análise longitudinal de onze anos dos resultados das ações da avaliação externa do modelo (2004-2014), que antecedeu o início da reforma. A análise cruzou os dados das avaliações in loco com microdados das avaliações do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. A metodologia de investigação utilizou a triangulação, com combinação de múltiplos métodos qualitativos e quantitativos. Os resultados destacam a capacidade de resposta do modelo em um cenário massificado que apresentou uma média anual de 3.500 ações avaliativas externas envolvendo visitas de avaliadores.

Palabras clave : ensino superior; avaliação; SINAES; avaliação externa; instituições de ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )