SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Remendo novo em roupa velha? SINAES de maturidade ou de saturação do modelo de avaliação do ensino superior brasileiroInterdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SZYMANSKI, Maria Lidia Sica  e  COLUSSI, Lisiane Gruhn. Relações entre os jogos de papéis e o desenvolvimento psíquico de crianças de 5-6 anos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250019.  Epub 28-Abr-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782019250019.

Reflete-se sobre a relação entre os jogos de papéis e o desenvolvimento psíquico de crianças entre 5 e 6 anos, na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Apresentam-se, como exemplos, excertos de jogos de papéis, selecionados entre os observados e filmados durante seis sessões de 45 minutos cada, envolvendo 12 crianças da educação infantil. Os resultados possibilitam inferências sobre suas vivências e o contexto em que interagem. Ao mesmo tempo, os jogos de papeis ampliam os processos funcionais superiores, na medida em que possibilitam às crianças uma transição entre ações com objetos concretos e ações com significados. Destaca-se que as vivências infantis manifestas nos jogos denunciam as graves questões sociais atuais. Assim, é importante que o professor reconheça e favoreça o potencial educativo dos jogos de papéis, porém para além do espaço em sala de aula, são necessárias políticas públicas que possibilitem enfrentar o desafio de educar a criança contemporânea.

Palavras-chave : funções psicológicas superiores; desenvolvimento infantil; psicologia histórico-cultural.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )