SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Relationships between role-plays and the psychic development of children aged 5-6 yearsIntegrated education as a policy measure for social justice: the case of AET courses in Portugal and PROEJA in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ALBUQUERQUE, Pascoal Diogo; FERREIRA, António Gomes  and  BARREIRA, Carlos Manuel Folgado. Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolares. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250022.  Epub Apr 28, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250022.

Pretendeu-se compreender a evolução/involução das classificações atribuídas ao domínio “Resultados” em duas escolas próximas geograficamente (E1 e E2), com base em relatórios e contraditórios de avaliação externa de escola, procurando averiguar a existência ou não de coincidências nas apreciações realizadas nas duas avaliações, bem como de influências dos outros domínios. Efetuou-se uma análise de um corpus composto de nove documentos centrado nos relatórios de avaliação externa e nos contraditórios das duas instituições pesquisadas, no âmbito dos dois ciclos de avaliação já concluídos em Portugal (2006-2011 e 2011-2017). Considerando as duas escolas, para a subida generalizada das classificações no domínio “Resultados” contribuíram as evidências registadas no fator/campo de análise relativo aos resultados académicos, bem como as práticas evidenciadas nos domínios “Prestação do serviço educativo” e “Liderança e gestão”.

Keywords : avaliação externa de escolas; relatórios; contraditórios; resultados.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )