Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
ALBUQUERQUE, Pascoal Diogo; FERREIRA, António Gomes y BARREIRA, Carlos Manuel Folgado. Interdependência entre domínios na avaliação externa para a melhoria dos “resultados” em duas organizações escolares. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250022. Epub 28-Abr-2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250022.
Pretendeu-se compreender a evolução/involução das classificações atribuídas ao domínio “Resultados” em duas escolas próximas geograficamente (E1 e E2), com base em relatórios e contraditórios de avaliação externa de escola, procurando averiguar a existência ou não de coincidências nas apreciações realizadas nas duas avaliações, bem como de influências dos outros domínios. Efetuou-se uma análise de um corpus composto de nove documentos centrado nos relatórios de avaliação externa e nos contraditórios das duas instituições pesquisadas, no âmbito dos dois ciclos de avaliação já concluídos em Portugal (2006-2011 e 2011-2017). Considerando as duas escolas, para a subida generalizada das classificações no domínio “Resultados” contribuíram as evidências registadas no fator/campo de análise relativo aos resultados académicos, bem como as práticas evidenciadas nos domínios “Prestação do serviço educativo” e “Liderança e gestão”.
Palabras clave : avaliação externa de escolas; relatórios; contraditórios; resultados.