SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Interdependence among domains in the external evaluation for the improvement of “results” in two school organizationsTeaching of alphabetic writing and practices of reading and writing texts in childhood education: an analysis of the three versions of National Common Curricular Base author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SA, Rosanna Maria Barros; MOURA, Dante Henrique  and  HENRIQUE, Ana Lucia Sarmento. O ensino integrado como medida política em prol da justiça social: o caso dos cursos EFA em Portugal e do PROEJA no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250021.  Epub Apr 28, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250021.

Com base em referencial sociocrítico, reflete-se sobre duas políticas educacionais destinadas à educação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil que ilustram a possibilidade de o Estado assumir seu papel de garantir o direito à educação. Conclui-se que esses cursos voltam-se para a formação do educando, propiciando-lhe tanto o direito de acesso ao conhecimento historicamente construído como a uma profissionalização que lhe permita atuar no mundo do trabalho e na produção de sua subsistência. No entanto, em um movimento que compromete sua existência, esses cursos são afetados por decisões ou políticas advindas do governo embasadas em pressupostos contrários àqueles que os fundamentam. Além disso, uma macroanálise mostra que a posição ideológica da governança estatal define as decisões relativas à educação.

Keywords : educação de jovens e adultos; cursos EFA, Portugal; PROEJA, Brasil.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )