SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Interdependencia entre dominios en la evaluación externa para la mejora de los “resultados” en dos organizaciones escolaresEnseñanza de la notación alfabética y las prácticas de lectura y escritura de textos en la educación infantil: un análisis de las tres versiones de Base Nacional Curricular de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SA, Rosanna Maria Barros; MOURA, Dante Henrique  y  HENRIQUE, Ana Lucia Sarmento. O ensino integrado como medida política em prol da justiça social: o caso dos cursos EFA em Portugal e do PROEJA no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250021.  Epub 28-Abr-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250021.

Com base em referencial sociocrítico, reflete-se sobre duas políticas educacionais destinadas à educação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil que ilustram a possibilidade de o Estado assumir seu papel de garantir o direito à educação. Conclui-se que esses cursos voltam-se para a formação do educando, propiciando-lhe tanto o direito de acesso ao conhecimento historicamente construído como a uma profissionalização que lhe permita atuar no mundo do trabalho e na produção de sua subsistência. No entanto, em um movimento que compromete sua existência, esses cursos são afetados por decisões ou políticas advindas do governo embasadas em pressupostos contrários àqueles que os fundamentam. Além disso, uma macroanálise mostra que a posição ideológica da governança estatal define as decisões relativas à educação.

Palabras clave : educação de jovens e adultos; cursos EFA, Portugal; PROEJA, Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )