SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Teaching of alphabetic writing and practices of reading and writing texts in childhood education: an analysis of the three versions of National Common Curricular BasePedagogical aspects of connectivism and its relationship with social networks and learning ecologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CARVALHO, Maria João  and  FERREIRA, Ana Cristina Folgado. As equipas de autoavaliação: as representações dos atores educativos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250028.  Epub May 04, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250028.

A avaliação das escolas e das políticas educativas vem assumindo um papel central cuja emergência e expansão não conhece desaceleração. Considerando a autoavaliação da escola, desenvolvemos um estudo de caso, num agrupamento de escolas de Portugal, procurando conhecer as representações dos professores relativamente à equipa de autoavaliação e aos impactos de seu trabalho. Os dados foram coletados com a aplicação de um inquérito a 217 professores e a realização de 16 entrevistas semiestruturadas. Concluímos que a autoavaliação estava centrada na equipa que a dinamizava, com fraco envolvimento dos professores e pouco impacto no desempenho desses profissionais. Desenvolvida em resposta às pressões externas de avaliação, das escolas e das políticas educativas, a autoavaliação não foi ainda capaz de promover todo o seu potencial de melhoria.

Keywords : autoavaliação da escola; equipas de autoavaliação; professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )