SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Ensino da notação alfabética e práticas de leitura e escrita na educação infantil: uma análise das três versões da Base Nacional Comum CurricularAspectos pedagógicos do conectivismo e sua relação com redes sociais e ecologias de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CARVALHO, Maria João  e  FERREIRA, Ana Cristina Folgado. As equipas de autoavaliação: as representações dos atores educativos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250028.  Epub 04-Maio-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250028.

A avaliação das escolas e das políticas educativas vem assumindo um papel central cuja emergência e expansão não conhece desaceleração. Considerando a autoavaliação da escola, desenvolvemos um estudo de caso, num agrupamento de escolas de Portugal, procurando conhecer as representações dos professores relativamente à equipa de autoavaliação e aos impactos de seu trabalho. Os dados foram coletados com a aplicação de um inquérito a 217 professores e a realização de 16 entrevistas semiestruturadas. Concluímos que a autoavaliação estava centrada na equipa que a dinamizava, com fraco envolvimento dos professores e pouco impacto no desempenho desses profissionais. Desenvolvida em resposta às pressões externas de avaliação, das escolas e das políticas educativas, a autoavaliação não foi ainda capaz de promover todo o seu potencial de melhoria.

Palavras-chave : autoavaliação da escola; equipas de autoavaliação; professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )