SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Self-evaluation teams: representations of educational actorsHorizons Project - relationship between cultural capital, in the sense of Bourdieu, and school failure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ORTIZ, Jaime Andrés Torres  and  CORREA, Thiago Henrique Barnabé. Aspectos pedagógicos do conectivismo e sua relação com redes sociais e ecologias de aprendizagem. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250026.  Epub May 04, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250026.

A presente pesquisa se desenvolveu a partir de uma revisão sistemática da literatura, método que permitiu selecionar as investigações que versam as seguintes perguntas: Quais experiências educativas se apresentam por meio do desenvolvimento e implementação do conectivismo nos processos educativos em rede e qual a relação do conectivismo com as perspectivas sistêmicas e ecológicas do fluxo de informação e conhecimento? Para tal, escolheu-se investigações sobre conectivismo; aprendizagem autônoma on-line; as experiências construtivistas, cognitivas, sociais e culturais em redes educativas virtuais; a dinâmica conectivista nas redes de aprendizagem e comunidades de prática. Entre as considerações finais, evidencia-se pedagogias emergentes focadas na incidência do conectivismo nas ecologias da aprendizagem, os ecossistemas, os atores-rede, o eco-conectivismo e a aprendizagem nômade, entre outras pedagogias que se contextualizam em comunidades de prática e ecossistemas educativos.

Keywords : redes de aprendizagem; cognição social; comunidades de prática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )