SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25As equipas de autoavaliação: as representações dos atores educativosProjeto Horizontes - relação entre capital cultural, na acepção de Bourdieu, e o fracasso escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ORTIZ, Jaime Andrés Torres  e  CORREA, Thiago Henrique Barnabé. Aspectos pedagógicos do conectivismo e sua relação com redes sociais e ecologias de aprendizagem. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250026.  Epub 04-Maio-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250026.

A presente pesquisa se desenvolveu a partir de uma revisão sistemática da literatura, método que permitiu selecionar as investigações que versam as seguintes perguntas: Quais experiências educativas se apresentam por meio do desenvolvimento e implementação do conectivismo nos processos educativos em rede e qual a relação do conectivismo com as perspectivas sistêmicas e ecológicas do fluxo de informação e conhecimento? Para tal, escolheu-se investigações sobre conectivismo; aprendizagem autônoma on-line; as experiências construtivistas, cognitivas, sociais e culturais em redes educativas virtuais; a dinâmica conectivista nas redes de aprendizagem e comunidades de prática. Entre as considerações finais, evidencia-se pedagogias emergentes focadas na incidência do conectivismo nas ecologias da aprendizagem, os ecossistemas, os atores-rede, o eco-conectivismo e a aprendizagem nômade, entre outras pedagogias que se contextualizam em comunidades de prática e ecossistemas educativos.

Palavras-chave : redes de aprendizagem; cognição social; comunidades de prática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )