SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Aspectos pedagógicos del conectivismo y su relación con redes sociales y ecologías del aprendizajeAprendizaje informal del profesorado: vinculación con el desarrollo profesional y organizacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MIRANDA, Maria Geralda de  y  VILLARDI, Raquel Marques. Projeto Horizontes - relação entre capital cultural, na acepção de Bourdieu, e o fracasso escolar. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250025.  Epub 28-Mayo-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250025.

Este artigo é resultado de pesquisa realizada com alunos de escola pública na comunidade da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, de agosto de 2014 a dezembro de 2016. Os alunos selecionados possuíam histórico de notas baixas e repetência, quase todos com defasagem idade-série. A pesquisa partiu da hipótese de que a intervenção com os discentes, por meio do oferecimento de atividades culturais, valorizadas no universo educacional, poderia levá-los a melhorar o desempenho. A metodologia participante permitiu a interação entre a equipe do projeto e os educandos, de modo que se pôde confirmar a hipótese de pesquisa no decorrer do trabalho, à mediada que os alunos iam participando das atividades culturais e refletindo sobre elas. Os resultados apontaram para a estreita ligação entre o “consumo” de atividades culturais e a capacidade de interagir com os conteúdos livrescos, julgando necessária a construção de uma cidadania do acesso aos bens culturais valorizados pela escola.

Palabras clave : educação básica; Bourdieu; capital cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )