SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Horizons Project - relationship between cultural capital, in the sense of Bourdieu, and school failureSpecificities of the mathematics teacher’s knowledge in and for training: a discussion on the pedagogical complementation program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SALLAN, Joaquín Gairín; MORENO, José Luís Muñoz; GARCIA, Patricia Silva  and  SUAREZ, Cecilia Inés. Aprendizagem informal de professores: relação com o desenvolvimento profissional e organizacional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250046.  Epub July 09, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250046.

O artigo analisa a aprendizagem informal dos professores e a sua relação com o seu desenvolvimento profissional e organizacional. A revisão da literatura evidencia as implicações da aprendizagem informal para as organizações em geral e para as escolas em particular. Destaca-se a importância da prática reflexiva dos professores, das suas atitudes positivas face à mudança e do trabalho colaborativo. A promoção da aprendizagem informal apoia-se em fatores individuais, grupais e organizacionais que são base para uma proposta pedagógica de fomento da aprendizagem informal nas escolas. Como conclusão, apontam-se as possibilidades e as limitações da aprendizagem informal para as organizações que procuram considerá-la como um fator para a melhoria profissional e organizacional.

Keywords : aprendizagem informal; corpo docente; desenvolvimento organizacional; desenvolvimento profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )