SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Proyecto Horizontes - relación entre capital cultural, en la acepcación de Bourdieu, y el fracaso escolarEspecificidades del conocimiento del profesor de matemáticas en y para la formación: una discusión en torno al programa de complementación pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SALLAN, Joaquín Gairín; MORENO, José Luís Muñoz; GARCIA, Patricia Silva  y  SUAREZ, Cecilia Inés. Aprendizagem informal de professores: relação com o desenvolvimento profissional e organizacional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250046.  Epub 09-Jul-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250046.

O artigo analisa a aprendizagem informal dos professores e a sua relação com o seu desenvolvimento profissional e organizacional. A revisão da literatura evidencia as implicações da aprendizagem informal para as organizações em geral e para as escolas em particular. Destaca-se a importância da prática reflexiva dos professores, das suas atitudes positivas face à mudança e do trabalho colaborativo. A promoção da aprendizagem informal apoia-se em fatores individuais, grupais e organizacionais que são base para uma proposta pedagógica de fomento da aprendizagem informal nas escolas. Como conclusão, apontam-se as possibilidades e as limitações da aprendizagem informal para as organizações que procuram considerá-la como um fator para a melhoria profissional e organizacional.

Palabras clave : aprendizagem informal; corpo docente; desenvolvimento organizacional; desenvolvimento profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )