SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Projeto Horizontes - relação entre capital cultural, na acepção de Bourdieu, e o fracasso escolarEspecificidades do conhecimento do professor de matemática na e para a formação: uma discussão em torno do programa de complementação pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

SALLAN, Joaquín Gairín; MORENO, José Luís Muñoz; GARCIA, Patricia Silva  e  SUAREZ, Cecilia Inés. Aprendizagem informal de professores: relação com o desenvolvimento profissional e organizacional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250046.  Epub 09-Jul-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250046.

O artigo analisa a aprendizagem informal dos professores e a sua relação com o seu desenvolvimento profissional e organizacional. A revisão da literatura evidencia as implicações da aprendizagem informal para as organizações em geral e para as escolas em particular. Destaca-se a importância da prática reflexiva dos professores, das suas atitudes positivas face à mudança e do trabalho colaborativo. A promoção da aprendizagem informal apoia-se em fatores individuais, grupais e organizacionais que são base para uma proposta pedagógica de fomento da aprendizagem informal nas escolas. Como conclusão, apontam-se as possibilidades e as limitações da aprendizagem informal para as organizações que procuram considerá-la como um fator para a melhoria profissional e organizacional.

Palavras-chave : aprendizagem informal; corpo docente; desenvolvimento organizacional; desenvolvimento profissional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )