SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Teacher’s informal learning: relation with professional and organizational developmentConception of human training for child education: a state of the question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CALDATTO, Marlova Estela  and  RIBEIRO, Carlos Miguel. Especificidades do conhecimento do professor de matemática na e para a formação: uma discussão em torno do programa de complementação pedagógica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250031.  Epub July 09, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250031.

Neste artigo discutimos os conhecimentos privilegiados pelo projeto de formação inicial de professores de matemática desenvolvido por uma universidade no âmbito da política pública “formação pedagógica para graduados não licenciados”. Assim, mediante um estudo quali-quantitativo, analisamos dados extraídos de documentos relativos à implementação, entre 2011 e 2017, de 19 turmas dessa política. As análises evidenciam um distanciamento entre a formação desenvolvida, as prescrições jurídicas vigentes e os conhecimentos tidos pela literatura como necessários para a prática do professor de matemática, além do aprimoramento da histórica cisão entre os conhecimentos pedagógicos, matemáticos e a prática escolar.

Keywords : conhecimento especializado do professor de matemática; formação inicial; programa de complementação pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )