SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Aprendizagem informal de professores: relação com o desenvolvimento profissional e organizacionalConcepção de formação humana para a educação infantil: um estado da questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CALDATTO, Marlova Estela  e  RIBEIRO, Carlos Miguel. Especificidades do conhecimento do professor de matemática na e para a formação: uma discussão em torno do programa de complementação pedagógica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250031.  Epub 09-Jul-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250031.

Neste artigo discutimos os conhecimentos privilegiados pelo projeto de formação inicial de professores de matemática desenvolvido por uma universidade no âmbito da política pública “formação pedagógica para graduados não licenciados”. Assim, mediante um estudo quali-quantitativo, analisamos dados extraídos de documentos relativos à implementação, entre 2011 e 2017, de 19 turmas dessa política. As análises evidenciam um distanciamento entre a formação desenvolvida, as prescrições jurídicas vigentes e os conhecimentos tidos pela literatura como necessários para a prática do professor de matemática, além do aprimoramento da histórica cisão entre os conhecimentos pedagógicos, matemáticos e a prática escolar.

Palavras-chave : conhecimento especializado do professor de matemática; formação inicial; programa de complementação pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )