SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Specificities of the mathematics teacher’s knowledge in and for training: a discussion on the pedagogical complementation programThe recognition of differences as a basis for inclusive education: assessment as barrier at teacher speech author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CUNHA, Niágara Vieira Soares; CUNHA, Marcel Lima  and  FERREIRA, Heraldo Simões. Concepção de formação humana para a educação infantil: um estado da questão. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250033.  Epub July 09, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250033.

Nesta pesquisa analisamos como a comunidade científica tem discutido o conceito de formação humana na educação infantil. Tendo o estado da questão, realizamos coleta de dados nos acervos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e nos anais das reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, nos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho 7 - Educação de Crianças de 0 a 06 anos. Além do referencial metodológico, nos ancoramos nos autores da psicologia histórico-cultural. Identificamos que os conceitos de infância, criança, educar e cuidar, bem como o referencial teórico da psicologia histórico-cultural, aparecem significativamente como base teórica nas produções acadêmicas analisadas, indicando interesse em uma formação humana integral, por isso compreendemos que essa perspectiva de educação precisa avançar nas escolas brasileiras.

Keywords : formação humana; educação infantil; psicologia histórico-cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )