SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Especificidades del conocimiento del profesor de matemáticas en y para la formación: una discusión en torno al programa de complementación pedagógicaEl reconocimiento de las diferencias como fundamento para la educación inclusiva: la evaluación como barrera en el discurso docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CUNHA, Niágara Vieira Soares; CUNHA, Marcel Lima  y  FERREIRA, Heraldo Simões. Concepção de formação humana para a educação infantil: um estado da questão. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250033.  Epub 09-Jul-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250033.

Nesta pesquisa analisamos como a comunidade científica tem discutido o conceito de formação humana na educação infantil. Tendo o estado da questão, realizamos coleta de dados nos acervos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e nos anais das reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, nos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho 7 - Educação de Crianças de 0 a 06 anos. Além do referencial metodológico, nos ancoramos nos autores da psicologia histórico-cultural. Identificamos que os conceitos de infância, criança, educar e cuidar, bem como o referencial teórico da psicologia histórico-cultural, aparecem significativamente como base teórica nas produções acadêmicas analisadas, indicando interesse em uma formação humana integral, por isso compreendemos que essa perspectiva de educação precisa avançar nas escolas brasileiras.

Palabras clave : formação humana; educação infantil; psicologia histórico-cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )