SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Especificidades do conhecimento do professor de matemática na e para a formação: uma discussão em torno do programa de complementação pedagógicaReconhecimento das diferenças como base para a educação inclusiva: a avaliação como barreira no discurso do professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CUNHA, Niágara Vieira Soares; CUNHA, Marcel Lima  e  FERREIRA, Heraldo Simões. Concepção de formação humana para a educação infantil: um estado da questão. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250033.  Epub 09-Jul-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250033.

Nesta pesquisa analisamos como a comunidade científica tem discutido o conceito de formação humana na educação infantil. Tendo o estado da questão, realizamos coleta de dados nos acervos da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e nos anais das reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, nos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho 7 - Educação de Crianças de 0 a 06 anos. Além do referencial metodológico, nos ancoramos nos autores da psicologia histórico-cultural. Identificamos que os conceitos de infância, criança, educar e cuidar, bem como o referencial teórico da psicologia histórico-cultural, aparecem significativamente como base teórica nas produções acadêmicas analisadas, indicando interesse em uma formação humana integral, por isso compreendemos que essa perspectiva de educação precisa avançar nas escolas brasileiras.

Palavras-chave : formação humana; educação infantil; psicologia histórico-cultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )