SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Concepción de formación humana para la educación infantil: un estado de la cuestiónAlfabetización de sordos: más allá del alfa y del beta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ALFARO, Jorge Eduardo  y  FERNANDEZ, Valeria Herrera. Reconhecimento das diferenças como base para a educação inclusiva: a avaliação como barreira no discurso do professor. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250030.  Epub 02-Jul-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250030.

No Chile, um número significativo de estudantes de grupos minoritários é excluído da participação no sistema educacional, dadas suas diferenças culturais, linguísticas, biológicas ou sociais. A teoria do reconhecimento propõe um sistema de categorias que permite analisar as respostas educacionais formuladas para superar barreiras de acesso, participação e progresso na trajetória escolar. Para esse fim, propõe-se analisar criticamente o discurso dos professores como os principais envolvidos na implementação diária das políticas de educação para a inclusão, em espaços educacionais onde as práticas e experiências arraigadas são reproduzidas em uma cultura escolar tradicional. Provar esses discursos nos permitirá abordar a compreensão do problema da participação e do progresso acadêmico no sistema educacional dos estudantes das minorias.

Palabras clave : educação inclusiva; reconhecimento; diversidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )