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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
ALFARO, Jorge Eduardo e FERNANDEZ, Valeria Herrera. Reconhecimento das diferenças como base para a educação inclusiva: a avaliação como barreira no discurso do professor. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250030. Epub 02-Jul-2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250030.
No Chile, um número significativo de estudantes de grupos minoritários é excluído da participação no sistema educacional, dadas suas diferenças culturais, linguísticas, biológicas ou sociais. A teoria do reconhecimento propõe um sistema de categorias que permite analisar as respostas educacionais formuladas para superar barreiras de acesso, participação e progresso na trajetória escolar. Para esse fim, propõe-se analisar criticamente o discurso dos professores como os principais envolvidos na implementação diária das políticas de educação para a inclusão, em espaços educacionais onde as práticas e experiências arraigadas são reproduzidas em uma cultura escolar tradicional. Provar esses discursos nos permitirá abordar a compreensão do problema da participação e do progresso acadêmico no sistema educacional dos estudantes das minorias.
Palavras-chave : educação inclusiva; reconhecimento; diversidade.