SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25The recognition of differences as a basis for inclusive education: assessment as barrier at teacher speechToward the prevention of school absenteeism: proposals for socio-educational intervention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FREITAS, Isaac Figueredo de. Alfabetização de surdos: para além do alfa e do beta. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250034.  Epub Aug 12, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250034.

Este artigo objetiva discutir teoricamente, em tom de síntese, a natureza da alfabetização de surdos em duas vertentes: a alfabetização em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio do sistema de escrita SignWriting, e em língua portuguesa, pelo sistema alfabético-ortográfico latino. O texto pontua as especificidades de cada modalidade de alfabetização e discute as problemáticas que do ponto de vista do autor apresentam-se com maior saliência no cenário educacional brasileiro atual. O trabalho defende que a alfabetização de surdos em Libras seja contemplada também pela escrita de sinais, mediante o sistema SignWriting, e aponta a necessidade de políticas linguísticas que sistematizem e legitimem essa proposta. Ademais, propõe premissas aos alfabetizadores de surdos que ensinam a língua portuguesa escrita como segunda língua.

Keywords : alfabetização em Libras; ensino de português para surdos; sistema SignWriting.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )