SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25El reconocimiento de las diferencias como fundamento para la educación inclusiva: la evaluación como barrera en el discurso docenteHacia la prevención del ausentismo escolar: propuestas para la intervención socioeducativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

FREITAS, Isaac Figueredo de. Alfabetização de surdos: para além do alfa e do beta. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250034.  Epub 12-Ago-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250034.

Este artigo objetiva discutir teoricamente, em tom de síntese, a natureza da alfabetização de surdos em duas vertentes: a alfabetização em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio do sistema de escrita SignWriting, e em língua portuguesa, pelo sistema alfabético-ortográfico latino. O texto pontua as especificidades de cada modalidade de alfabetização e discute as problemáticas que do ponto de vista do autor apresentam-se com maior saliência no cenário educacional brasileiro atual. O trabalho defende que a alfabetização de surdos em Libras seja contemplada também pela escrita de sinais, mediante o sistema SignWriting, e aponta a necessidade de políticas linguísticas que sistematizem e legitimem essa proposta. Ademais, propõe premissas aos alfabetizadores de surdos que ensinam a língua portuguesa escrita como segunda língua.

Palabras clave : alfabetização em Libras; ensino de português para surdos; sistema SignWriting.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )