SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Hacia la prevención del ausentismo escolar: propuestas para la intervención socioeducativaLa escuela frente a la muerte y a la niñez: (des)construcción de los muros del silencio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

GONZALEZ, Mauricio Ortega; ESPINOSA, Felipe de Jesús Patrón; ALVARADO, Naneli López  y  CHAVEZ, Virginia Pacheco. Autorregulação de interações de escrita: uma abordagem metodológica com estudantes universitários. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250038.  Epub 26-Ago-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250038.

Uma das interações de escrita mais complexas é quando um escritor revisa e corrige um texto preparado por ele mesmo, ou seja, uma interação de escrita autorregulada. Uma possibilidade metodológica para o estudo desse tipo de interação é quando um escritor tem contato direto com o que ele escreve e é ele mesmo quem atua como o seu próprio leitor para a correção de sua escrita. Neste estudo foram avaliados os efeitos do contato direto dos autores com o referente nas modificações das descrições elaboradas. Vinte escritores participantes descreveram por escrito a rota para ir de um lugar para outro, percorreram a rota descrita e corrigiram seus próprios textos em momentos diferentes. Depois, oitenta leitores percorreram o caminho descrito pelos escritores para avaliar a precisão dos textos. Os resultados mostram que aqueles que modificaram seus textos depois de percorrer o percurso refizeram seus escritos com mais precisão, mas não necessariamente com mais congruência.

Palabras clave : autorregulação; escrita; leitura; revisão; estudantes universitários.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )