Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X
Resumen
GONZALEZ, Mauricio Ortega; ESPINOSA, Felipe de Jesús Patrón; ALVARADO, Naneli López y CHAVEZ, Virginia Pacheco. Autorregulação de interações de escrita: uma abordagem metodológica com estudantes universitários. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250038. Epub 26-Ago-2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250038.
Uma das interações de escrita mais complexas é quando um escritor revisa e corrige um texto preparado por ele mesmo, ou seja, uma interação de escrita autorregulada. Uma possibilidade metodológica para o estudo desse tipo de interação é quando um escritor tem contato direto com o que ele escreve e é ele mesmo quem atua como o seu próprio leitor para a correção de sua escrita. Neste estudo foram avaliados os efeitos do contato direto dos autores com o referente nas modificações das descrições elaboradas. Vinte escritores participantes descreveram por escrito a rota para ir de um lugar para outro, percorreram a rota descrita e corrigiram seus próprios textos em momentos diferentes. Depois, oitenta leitores percorreram o caminho descrito pelos escritores para avaliar a precisão dos textos. Os resultados mostram que aqueles que modificaram seus textos depois de percorrer o percurso refizeram seus escritos com mais precisão, mas não necessariamente com mais congruência.
Palabras clave : autorregulação; escrita; leitura; revisão; estudantes universitários.