SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Rumo à prevenção do absentismo escolar: propostas para a intervenção socioeducativaA escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GONZALEZ, Mauricio Ortega; ESPINOSA, Felipe de Jesús Patrón; ALVARADO, Naneli López  e  CHAVEZ, Virginia Pacheco. Autorregulação de interações de escrita: uma abordagem metodológica com estudantes universitários. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250038.  Epub 26-Ago-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250038.

Uma das interações de escrita mais complexas é quando um escritor revisa e corrige um texto preparado por ele mesmo, ou seja, uma interação de escrita autorregulada. Uma possibilidade metodológica para o estudo desse tipo de interação é quando um escritor tem contato direto com o que ele escreve e é ele mesmo quem atua como o seu próprio leitor para a correção de sua escrita. Neste estudo foram avaliados os efeitos do contato direto dos autores com o referente nas modificações das descrições elaboradas. Vinte escritores participantes descreveram por escrito a rota para ir de um lugar para outro, percorreram a rota descrita e corrigiram seus próprios textos em momentos diferentes. Depois, oitenta leitores percorreram o caminho descrito pelos escritores para avaliar a precisão dos textos. Os resultados mostram que aqueles que modificaram seus textos depois de percorrer o percurso refizeram seus escritos com mais precisão, mas não necessariamente com mais congruência.

Palavras-chave : autorregulação; escrita; leitura; revisão; estudantes universitários.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )