SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Self-regulation of writing interactions: a methodological approach with college studentsThe possible relationship between SiSU and evasion in the first semesters of university courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GIARETTON, Daynah Waihrich Leal; OLESIAK, Luísa da Rosa; MÜNCHEN, Mikaela Aline Bade  and  QUINTANA, Alberto Manuel. A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250035.  Epub Aug 26, 2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250035.

A escola é um espaço de mediação da realidade, influenciando na elaboração das vivências do desenvolvimento do aluno, como no luto de perdas reais e simbólicas. O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, com sete professoras de quatro escolas públicas do ensino fundamental do interior do Rio Grande do Sul e busca compreender como entendem a temática da morte nas escolas e os desafios com os alunos, em especial na infância. Realizou-se a análise de conteúdo, e todos os princípios éticos foram respeitados. Escola e professores assumem papéis importantes na formação emocional da criança e em seu acolhimento em momentos de crise. A barreira presente nas escolas diante da abordagem da morte denuncia o temor de a instituição não deter as respostas e transpor os limites do que é próprio da família. As docentes buscam, por meio de aberturas possíveis de abordagem sobre a morte e do lúdico, trabalhar o luto e os medos dos alunos, de modo que possam ser um amparo nessa vivência

Keywords : escola; infância; morte; luto; perdas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )