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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GIARETTON, Daynah Waihrich Leal; OLESIAK, Luísa da Rosa; MÜNCHEN, Mikaela Aline Bade  e  QUINTANA, Alberto Manuel. A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250035.  Epub 26-Ago-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250035.

A escola é um espaço de mediação da realidade, influenciando na elaboração das vivências do desenvolvimento do aluno, como no luto de perdas reais e simbólicas. O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, com sete professoras de quatro escolas públicas do ensino fundamental do interior do Rio Grande do Sul e busca compreender como entendem a temática da morte nas escolas e os desafios com os alunos, em especial na infância. Realizou-se a análise de conteúdo, e todos os princípios éticos foram respeitados. Escola e professores assumem papéis importantes na formação emocional da criança e em seu acolhimento em momentos de crise. A barreira presente nas escolas diante da abordagem da morte denuncia o temor de a instituição não deter as respostas e transpor os limites do que é próprio da família. As docentes buscam, por meio de aberturas possíveis de abordagem sobre a morte e do lúdico, trabalhar o luto e os medos dos alunos, de modo que possam ser um amparo nessa vivência

Palavras-chave : escola; infância; morte; luto; perdas.

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