SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncioSentidos históricos da educação de jovens e adultos e políticas públicas de integração da educação profissional com escolarização: diálogos entre Brasil e França índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

RIBEIRO, Jorge Luiz Lordêlo de Sales  e  MORAIS, Vitor Guimarães. A possível relação entre o SiSU e a evasão nos primeiros semestres dos cursos universitários. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250040.  Epub 20-Set-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250040.

O estudo tem como objetivo compreender a dinâmica estabelecida entre o Sistema de Seleção Unificada e a evasão, mediante as estratégias de escolha do curso, da natureza das motivações e das expectativas em relação ao ensino superior, com estudantes dos bacharelados interdisciplinares de ciência e tecnologia, saúde, humanidades e artes da Universidade Federal da Bahia, ingressantes em 2016. Adotou-se o delineamento de estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando questionário on-line desenvolvido unicamente para esse fim, sendo discutidos os resultados provenientes da análise qualitativa. Destaca-se que os estudantes recorrem a diversas estratégias de escolha pelo Sistema de Seleção Unificada, mas utilizam o bacharelado interdisciplinar, majoritariamente, como porta de entrada para os cursos profissionalizantes. Foram encontrados três aspectos motivadores para ingresso na universidade: o suporte social percebido, a motivação pessoal e o mercado de trabalho. Quanto às expectativas, os estudantes esperam usufruir mais da Universidade Federal da Bahia e de seus benefícios do que do curso em si.

Palavras-chave : evasão; ensino superior; Sistema de Seleção Unificada; bacharelado interdisciplinar; escolha profissional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )