SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25La posible relación entre el SiSU y la evasión en los primeros semestres de los cursos universitariosEstudios de las clases en perspectiva de formadores de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

DANTAS, Aline Cristina de Lima. Sentidos históricos da educação de jovens e adultos e políticas públicas de integração da educação profissional com escolarização: diálogos entre Brasil e França. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250041.  Epub 20-Sep-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250041.

Valendo-se de um olhar cruzado entre estudos sobre a formação de adultos na França, pela perspectiva da profissionalização, e a concepção de formação instituída pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos no Brasil, este artigo buscou refletir acerca dos sentidos da formação integrada para a formação profissional aliada ao aumento de escolarização para jovens e adultos como estratégia política para atender esse público. Buscou-se promover uma discussão teórica quanto à concepção e às práticas pedagógicas que respondem a especificidades dos sujeitos da educação de jovens e adultos, estabelecendo um diálogo com experiências de formação integrada já consolidadas na França, a fim de possibilitar contribuições ao campo epistemológico inaugurado pelo referido programa.

Palabras clave : educação de jovens e adultos; formação profissional integrada; estudo comparado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )