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Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X
Resumo
DANTAS, Aline Cristina de Lima. Sentidos históricos da educação de jovens e adultos e políticas públicas de integração da educação profissional com escolarização: diálogos entre Brasil e França. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250041. Epub 20-Set-2020. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250041.
Valendo-se de um olhar cruzado entre estudos sobre a formação de adultos na França, pela perspectiva da profissionalização, e a concepção de formação instituída pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos no Brasil, este artigo buscou refletir acerca dos sentidos da formação integrada para a formação profissional aliada ao aumento de escolarização para jovens e adultos como estratégia política para atender esse público. Buscou-se promover uma discussão teórica quanto à concepção e às práticas pedagógicas que respondem a especificidades dos sujeitos da educação de jovens e adultos, estabelecendo um diálogo com experiências de formação integrada já consolidadas na França, a fim de possibilitar contribuições ao campo epistemológico inaugurado pelo referido programa.
Palavras-chave : educação de jovens e adultos; formação profissional integrada; estudo comparado.