SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Sentidos históricos de la educación de jóvenes y adultos y políticas públicas para la integración de la educación profesional con escolaridad: diálogos entre Brasil y FranciaNecroeducación: reflexiones sobre la muerte del negro en el sistema educativo brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RICHIT, Adriana. Estudos de aula na perspectiva de professores formadores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2020, vol.25, e250044.  Epub 14-Oct-2020. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782020250044.

O artigo discute aspectos da dinamização dos estudos de aula em Portugal, considerando-se os desafios manifestados nesse processo e as características que atribuem a essa abordagem especificidade própria na perspectiva de professores-pesquisadores que assumem o papel de seus promotores. Foram entrevistados quatro formadores em estudos de aula do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que se constituiu no material empírico do estudo. A análise apontou dois aspectos relacionados à implementação do estudo e aula em Portugal: a adaptação ao contexto cultural português, que trouxeu alguns desafios e solicitou escolhas diante das características dos grupos de professores envolvidos; e a especificidade desenvolvida em Portugal, com destaque para a abordagem exploratória, a colaboração profissional e a realização de pequenas investigações sobre a prática profissional dos professores participantes.

Palabras clave : estudos de aula; desenvolvimento profissional; formação inicial de professores; ensino básico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )